quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PRAIA DE IRACEMA

PRAIA DE IRACEMA
A Praia de Iracema é uma praia e um bairro brasileiro localizada na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Seu nome vem do personagem Iracema que dá título ao romance do escritor cearense José de Alencar. Segundos os mapas holandeses de 1649, foi neste local onde os índios Potiguara encontravam-se quando Matias Beck e sua frota chegaram a Fortaleza. Neste até os anos 50 do século XX, situava-se a Área Portuárida de Fortaleza. Esta área foi restaurada, revitalizada e transformada no Centro Cultural Dragão do Mar. É um bairro nobre de Fortaleza, próximo ao centro da cidade e no qual localiza-se o Seminário da Prainha. Possui várias boates , hotéis a beira-mar e centros de lazer.

ESTÁTUA DE IRACEMA GUADIÃ  -  PRAIA DE IRACEMA (PÔR DO SOL)
  
ESTÁTUA DE IRACEMA GUADIÃ  -  PRAIA DE IRACEMA (DIURNO)

ESTÁTUA DE IRACEMA – LAGOA DE MESSEJANA


ESTÁTUA DE IRACEMA - MUCURIPE
Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, foi imortalizada no romance de mesmo nome, obra mais conhecida do mais famoso escritor de Fortaleza, José de Alencar.
Iracema é ficção de Alencar ou foi de fato personagem histórica? Um pouco de ambos.
Os livros de História registram que o Português Martim Soares Moreno foi um dos grandes heróis na guerra contra os invasores holandeses, na primeira metade do século 17; é também sabido que Martim Moreno, ao tomar contato com a cultura indígena, optou por viver entre os índios.
Martim Moreno é também o herói da obra de Alencar, e Iracema, a virgem dos lábios de mel e cabelos negros como a asa da graúna, é sua esposa. Para muitos, ao narrar a saga do casal, Alencar procurou retratar a formação da cultura cearense, pela união das culturas branca e indígena; o filho do casal, Moacir, fruto da miscigenação, seria a gênese do povo do Ceará; na obra, Iracema morre, e o lugar em que é enterrada, sob um coqueiro e à margem de um rio, passa a chamar-se Ceará.
A imagem de Iracema está tão associada a Fortaleza que existem atualmente cinco estátuas da índia na cidade. Até o final do século passado, a estátua da Praia do Mucuripe, inaugurada em 1965, era a mais conhecida, ponto obrigatório de visitação.
Em 1996, uma nova estátua foi inaugurada à beira-mar da Praia de Iracema. Diferentemente das demais, que mostram Iracema e família, essa obra mais recente, denominada "Iracema, a Guardiã", mostra a heroína segurando um grande arco, olhando para o mar, como se estivesse em posição de batalha.
PONTE DOS INGLESES

PONTE DOS INGLESES



 PÔR-DO-SOL NA PRAIA DE IRACEMA

BANHO DE MAR NA PRAIA DE IRACEMA

VISTA GERAL DO BAIRRO


     Desde o entardecer, moradores locais e visitantes começam a rumar para Iracema, em busca das diversas opções de restaurantes e diversão noturna; as ruas de Iracema ficam tomadas até o amanhecer.
Embora tenha sido sempre a área preferida pelos boêmios de Fortaleza, Iracema viveu um período de decadência até os anos 1980; naquela época, o Governo deu impulso a um programa de revitalização da área, com obras públicas e incentivos a novos empreendimentos. Vários edifícios antigos foram reformados, vários restaurantes, clubes noturnos e lojas foram abertos.
O Centro Cultural Dragão do Mar foi construído pelo governo, e transformou-se num dos maiores centros do gênero no país. A antiga Ponte dos Ingleses foi reconstruída, ganhou lojas e outros serviços, e transformou-se também num dos pontos mais procurados pelos turistas.

CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR


BARES E BOATES
BARES E BOATES


SEMINÁRIO DA PRAINHA

BIBLIOTECA PÚBLICA

BIBLIOTECA PÚBLICA


ANTIGA ALFÂNDEGA


TEATRO SÃO JOSÉ